✿ܓܓ
um cantinho especial pra você ,de prosa en prosa vai surgindo uma pagina encantada cheia de cor e magia que a todos encantam sejam bem vindos a o Cheiro de hortela ✿ܓܓ✿ܓO ar tem cheiro de hortelã...ou borboletas. Não sei.

A cozinha é um pedaço da casa onde eu gosto de ficar.
Ali,tudo cheira a ela.
Uma mulher no canto me vigia mesmo sem presença física.
Converso com ela.
Ela reflete no chá que bebo.
Acho que de hortelã - não me lembro... -
Canto canções que falam de amor.
E entre as palavras a chamo.
E ela quer saber a noção exata do que sinto.
Ainda não aprendi a traduzir isso.Imito o vento.
Preciso de palavras novas.Mas,são sempre as mesma que me lembro quando penso nela.
Amor.
O ar tem cheiro de hortelã...ou borboletas.Não sei
Perdi um pouco da memória de mim.
Me encontro nela e nesse vago encontro com a essência que ela deixou aqui...

Mariana Gouveia

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passaros

Os pássaros no meu quintal

Gaturamo

Gaturamo

Desde menina os pássaros sempre me chamaram muito a atenção. Durante parte da minha infância, juventude e idade adulta os criei presos em gaiolas como forma de tê-los mais perto e poder melhor admirar seu canto e sua beleza.

.

Atualmente não os tenho mais presos. No meu quintal por detrás de minhas janelas ou sentado no banco os aprecio comendo as goiabas, mamões, mangas, bananas, amoras ou visitando as flores. As espécies são várias: Sabiás, Tizis, Coleiros, Sanhaços, Saíras, Gargantas de ferro, Mariquitas, Gaturamos, Cambaxirras, beija-flores e outras espécies que eu não identifico, mas conheço bem de perto. Aparecem sempre por aqui.

Desde minha infância a diversidade e o número de aves foram decaindo. Os antigos falavam em Chanchão, Tico-tico, Melros, entre outros. Algumas espécies persistem, já outras não resistem a tanta intervenção em seu habitat e vão procurar outras paragens mais seguras e com mais alimentos.

Os frugívoros são sempre um espetáculo à parte, na disputa por alimento. Esse espetáculo aprendi a admirar apenas como espectador e agradecer por ser privilegiado por ter meu quintal visitado por eles, que sempre se anunciam com seus cantos e chamados. Por aqui há sempre algo convidativo.

As cidades deveriam preservar suas áreas verdes e entender que eles, muito antes de nós já estavam onde hoje se erguem casas e edifícios. Devemos nos preocupar com o cultivo de flores e de árvores frutíferas que serão benéficas para nós, mas fundamentais para os pássaros.

Devemos aprender a apreciar e respeitar esses seres tão importantes em nosso ecossistema e que são sempre relegados a segundo plano ante a cobiça humana. O dia em que os homens entenderem a simplicidade da vida dos pássaros, que não precisam mais do que o suficiente para viver em um dia, sendo sempre agraciados pela generosidade da natureza, pode ser que a vida evolua em nosso planeta.

Saíra Azul

Saíra Azul

Sanhaço Azul

Sanhaço Azul

Cambacicas

Cambacicas

Cambaxirra

Cambaxirra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio aqui espero que goste deste cantinho mineiro..

Seguidores

cursor

estrelinhas

brillho



fundo





....

cha quentinho ummmm

cha quentinho ummmm

mensageiro dos ventos